quinta-feira, 3 de março de 2011

Como se tornar um empreendedor?


Empreendedor

Uma ótima idéia, oportunidades no mercado, conhecimento de como pôr-la em prática, recursos necessários para tal, e motivação permanente.

A frase acima resume bem o que se faz necessário para começar seu próprio negócio. Pode parecer algo longínquo, difícil de se concretizar, mas a verdade é que, a grande maioria dos possíveis empreendedores não alcançam a vitória por não perseverar. É a típica situação onde meses depois de desistido, descobre que outro concretizou sua idéia, e pergunta-se, "por que não eu?".

Ótimas idéias não é sinônimo de inéditas idéias. Pode-se bolar algo que já exista, e pegar uma parcela do mercado, mudando somente um ou dois detalhes para não ficar igual ao que já existe. Concorrência é bom, é saudável. As pessoas gostam de ter opções quando se refere a gastar seu dinheiro.

Ainda há muitas oportunidades no mercado para diversos segmentos já estabilizados. No Centro do Rio de Janeiro, por exemplo, existem diversos restaurantes, sempre cheios nos horários de almoço. A cada novo que se abre, enche-se também. Para quem pensa em investir na área web, os sites de leilão e compra coletiva são a febre do momento.

O início sempre é mais difícil pois escolhido o segmento, muito estudo sobre regras do negócio, modelos administrativos, fornecedores, concorrência local, enfim, sobre todo o assunto em torno do empreendimento será necessário, para não começar já errando. E poucos tem paciência nessa fase, ansiosos por ver logo seu negócio funcionando. Não há como fugir disso.

Parte do tempo demandado no estudo deverá abranger como obter os recursos financeiros para iniciar tudo. Geralmente, quanto mais caro o empreendimento, mais arriscado ele é, com exceção daqueles onde localmente a demanda pelo produto/serviço é alta. Alimentação, vestuário, sempre vendem.

Mesmo obtendo sucesso em todas as etapas descritas, de nada valerá seu trabalho se não mantiver sua motivação para permanecer investindo seu tempo nisso.


Empreendedor

É preciso gostar do que se faz. Se gostar, e acreditar que pode dar certo, se for o tipo de assunto sobre o qual você estudaria em momentos de descanso, estudaria quando sem nada para fazer, estudaria até nas idas ao banheiro, enfim, estudaria sem se sentir obrigado a estudar, então absorverá tudo sobre o que ler com naturalidade, enxergará onde corrigir suas idéias, e lançará seu empreendimento com mais segurança.


Empreendedor


Este post tratou do básico necessário para ajudar a identificar os primeiros passos a caminhar rumo ao seu destino empreendedor. Pretendo publicar mais posts sobre o tema, tão abrangentes quanto este, assim como outros mais especializados em um segmento.


Grande abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário